Qual é o ROI de um serviço de monitoramento 24x7 de TI

14/06/2018

 

Veja como o ROI de um serviço de monitoramento 24×7 de TI é um importante indicador para avaliar o que essa solução pode fazer pela sua empresa!

O ROI de um serviço de monitoramento 24×7 de TI é um importante indicador para avaliar o que essa solução pode fazer pela sua empresa. Considerando que ela é uma ferramenta de prevenção de incidentes, o investimento feito normalmente tem um ótimo retorno. Para calcular qual é esse retorno, há alguns fatores a serem considerados.

Veja como calcular o ROI de um serviço de monitoramento 24×7 de TI!

O que é ROI?

ROI, ou retorno sobre investimento, é a métrica utilizada para avaliar os resultados (rendimentos) obtidos a partir de certa quantia de recursos investidos. Em linguagem simples, é o quanto uma empresa ganha ou perde em relação ao dinheiro investido em determinado setor.

A partir do cálculo do ROI, é possível avaliar os resultados obtidos para saber se o investimento correspondeu às expectativas e contribuiu para os resultados da empresa. Da mesma forma, é possível identificar qual o prazo do retorno financeiro da iniciativa adotada.

Outro ponto positivo de calcular o ROI é poder modificar as metas corporativas no sentido mais real do mercado, cortar despesas supérfluas, aumentar as vendas e motivar a equipe, já que os resultados se tornam mais palpáveis de serem alcançados.

Ao contrário do que se pensa, o ROI não é somente utilizado na área de finanças. É plenamente possível calcular o ROI de um serviço de monitoramento 24×7 de TI, por exemplo, ou de investimentos ligados ao marketing e publicidade.

Como ele é calculado?

Para calcular o ROI, basta subtrair o ganho obtido com investimento pelo investimento inicial. O resultado da subtração é dividido pelo investimento inicial. Imagine que o ganho obtido foi de R$ 400 mil, e o investimento inicial de R$ 100 mil.

O ROI seria (R$ 400.000 – 100.000) / 100.000 = 3.

E o que esse número significa? Que o retorno foi de três vezes o investimento inicial. Em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. O ROI, neste exemplo, foi de 300%. Parece excelente, certo? Mas é importante entender um ponto sobre o ROI. A empresa que efetua o cálculo é quem determina o valor a ser alcançado. Dependendo da meta colocada, esse 300% pode ser negativo ou positivo, satisfatório ou não.

Outra observação importante na hora de calcular o ROI é entender o que está incluído no investimento inicial. Especialmente o dinheiro e o tempo gastos no processo. Na verdade, qualquer despesa, por menor que seja, deve estar inclusa para se obter um resultado preciso.

Por fim, lembre-se de considerar os fatores externos que influenciam no sucesso do investimento. Eles dificultam a mensuração exata do ROI. Por exemplo, se seu concorrente direto realiza o mesmo investimento, seu impacto será diferente, já que o consumidor será atingido por estímulos simultâneos que se influenciam.

Como calcular o ROI de um serviço de monitoramento 24×7?

O monitoramento 24×7 é uma solução de TI que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana destinada a resolver problemas em aplicações e hardwares. Ele possibilita identificar gargalos iminentes e faz o backup de informações importantes antes que elas estejam em risco. Em suma, administra e mantém disponível e operacional o ambiente de TI, prevenindo incidentes.

Para calcular o ROI de um serviço de monitoramento 24×7, é preciso considerar alguns fatores importantes, especialmente:

• O que se espera alcançar com o monitoramento?

 

• Qual o valor da solução para a empresa?
 

• Quantos incidentes graves a empresa tem por ano e qual o tempo médio para resolvê-los?
 

• Quais os custos envolvidos para implementar a solução desejada?
 

• Qual o custo médio da TI por hora?
 

• Qual o custo com demais recursos gastos em um ano para lidar com os incidentes?
 

• Houve melhoria da qualidade e do desempenho da equipe de TI?
 

Para ilustrar esses fatores, imagine que sua empresa teve um incidente no sistema, causando prejuízos relevantes diante da paralisação das atividades. Seus profissionais perdem tempo tentando resolver o problema e não se destinam a outras tarefas.

Considere que, em 1 ano, o prejuízo total foi de R$60 mil. Um possível investimento de R$ 30 mil em monitoramento 24×7 de TI poderia reduzir esse prejuízo a R$ 5 mil.

Os custos para implementar a solução são bem menores do que as perdas corriqueiras sem o monitoramento, certo? Isso será levado em consideração na hora de calcular o ROI de um serviço de monitoramento 24×7 de TI.

Uma empresa que se preocupa com seus investimentos deve saber exatamente qual o retorno que eles oferecem. O ROI de um serviço de monitoramento 24×7 de TI costuma ser bastante positivo nos casos em que é oferecido por uma empresa séria e confiável, com profissionais qualificados para administrar o ambiente de TI.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Palestra Beltis/Commscope

May 25, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Criado por Beltis

(11) 2076-5555

(11) 98800-8916

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle