Conectividade: o que é e para onde vamos?

04/04/2018

 

Veja as principais tendências dos próximos anos relacionadas à conectividade (e como elas vão influenciar o mundo de TI).

Nos últimos 30 anos, vivenciamos uma mudança global em nossas relações com a tecnologia. A chamada “Revolução Digital”, que ainda perdura, teve início com a criação da internet e hoje já se extende a tecnologias disruptivas como Internet of Things (IoT), Blockchain e Machine Learning.

A Planus, no mercado há três décadas, acompanhou de perto essa transformação digital. Mas o que será que veremos nos próximos anos?

O que a conectividade nos trará de novo?

Uma visão sobre o panorama atual

A conectividade pode ser definida, de forma bastante simples, como a mera conexão entre computadores – seja por fios ou por ondas de rádio (wireless). Mas, em uma análise mais ampla, a conectividade consiste em uma grande “network” de informações, ações e dispositivos.

Hoje, 110 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Notebooks, smartphones e tablets já não são meros acessórios, e sim ferramentas indispensáveis para nossas relações pessoais, comerciais e empresariais.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso ser especialista para aproveitar as oportunidades da conectividade. As informações são acessíveis e cabe às pessoas (e empresas) transformá-las em tecnologias e produtos relevantes para o público.

A construção da conectividade

Empresas, instituições e governos trabalharam juntos para conectar computadores. Ainda em 1977, a ISO (International Standards Organization) formou um comitê definidor de padrões para produtos de conectividade.

Por este motivo, um gerente de rede trabalha atualmente com variados componentes de rede produzidos por várias empresas.

Um simples estudante pode acessar a World Wide Web (rede de alcance mundial) dentro das diretrizes padronizadas. A internet é um fruto da conectividade e, atualmente, a maior responsável por ela.

Produtos são projetados para trabalhar em conjunto, um único programa executa tarefas em vários processadores e a conectividade sem fio só aumenta.

A revolução digital parece ter só começado.


 

 

Tendências: o que está por vir?

Quais são as novas tendências da internet? Como a conectividade pode impactar ainda mais nas nossas vidas?

O primeiro ponto que já está acontecendo e tende a se acentuar é a valorização dos trabalhadores líderes de transformação, que pensam sempre em inovação. Isso porque a internet se consolidará como principal link entre coisas e humanos, sendo que a interação entre aplicativos e hardwares com ambientes residenciais e de trabalho só tende a aumentar.

A esta conectividade entre “coisas”, damos o nome de Internet of Things (ou Internet das Coisas).

IoT ou “Internet of Things” é um sistema de sensores que conecta o mundo físico à Internet, gerando dados e informações aos quais nunca tivemos acesso antes.

Os clientes de uma empresa, em sua maioria, já têm interações com as máquinas. Garantir uma oferta de alta qualidade na esfera virtual é, por isso, a primeira forma de se diferenciar dos concorrentes.

Neste sentido, soluções de colaboração e newtworking são fundamentais no IoT.

Drones, carros que dirigem sozinhos, consultas médicas virtuais, rastreamento virtual de material são apenas alguns exemplos de como a Internet das Coisas já age no nosso dia a dia.

A chamada Indústria 4.0 é a grande previsão para os próximos anos. Conectividade e IoT em todas as etapas de produção, aliada à inteligência artificial e à impressão 3D, dominarão as cadeias de biocombustível, petroquímica e automotiva.

 

 


O resultado é simples: mais produtividade, mais flexibilidade na linha de produção, prazo mais curto de lançamento de produtos, mais capacidade de integração entre empresas e cadeias globais de valor.

Para suportar essa tecnologia, é preciso aprimorar a infraestrutura de rede inteligente, que possibilitará a melhora das operações empresariais. Sistemas de alta disponibilidade serão essenciais para a aplicação em grande escala da IoT.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Palestra Beltis/Commscope

May 25, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Criado por Beltis

(11) 2076-5555

(11) 98800-8916

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle