A forma com que as empresas consomem TI está mudando

02/03/2018

 

 

TI Flexível tráz um novo conceito para a utilização de infraestrutura de TI as a service.

 

Agilidade e economia. Duas características atribuídas ao serviço da TI Flexível, que veio para ajudar as empresas a trazer, com rapidez, novas ideias ao mercado.

 

Por ser algo novo, poucos sabem como a TI Flexível funciona, nesse artigo vamos detalhar essa nova tecnologia.

 

O que é TI Flexível?

 

TI Flexível é um serviço de infraestrutura escalável. O cliente pode pagar apenas o que usar (Opex), ao invés de ter altos custos com TI que sequer utilizará (Capex), que é o processo tradicional de aquisição. Trata-se também de uma infraestrutura híbrida de TI que permite ao cliente também efetuar pagamentos parcelados (mensais).

 

Para que isso seja vantajoso, a TI Flexível oferece todos os benefícios da nuvem pública e as vantagens de segurança e controle do Data Center privado. Contudo, por ser uma contratação pelo uso, o cliente não precisa se preocupar com as mudanças nas condições do mercado ou com flutuações na demanda.

 

Em suma, a TI Flexível deixa o cliente pronto para crescer, ao mesmo tempo em que oferece a agilidade de deixar disponíveis os aplicativos do mercado em minutos. Isso porque com esta tecnologia não é preciso esperar meses para a expansão da infraestrutura e do orçamento de TI.

 

Como funciona o serviço de infraestrutura de TI escalável?

 

Enquanto a aquisição de infraestrutura tradicional de TI proporciona uma capacidade de provisionamento incerta (muito alta ou muito baixa para as necessidades daquela organização), a TI Flexível atende à demanda real utilizada.

 

Mas de que forma? Basicamente, em três passos simples:

 

-O serviço prevê a capacidade atual e a projetada para estabelecer o mínimo de comprometimento que o cliente necessita;

 

-Em seguida, cria-se um buffer local de recursos de TI acima do necessário, para que o cliente não corra risco de não ter disponibilidade;

 

-A capacidade extra pode ser ativada quando o cliente necessitar de mais capacidade, e pode ser expandida na nuvem pública quando necessário.

 

Quais os benefícios da TI Flexível?

 

De acordo com dados da IDC e Forrester, nos últimos 5 anos, as empresas de TI estão focadas em tarefas rotineiras, como reuniões internas e de fornecedores, provisionamento de armazenamento, servidor e rede, monitoramento e soluções de problemas.

 

Apenas 14,5% do tempo são destinados à inovação e novos projetos, o que prejudica a sustentabilidade empresarial a longo prazo.

 

Pensando nisso, o principal benefício que a TI Flexível traz, além da economia de recursos, é permitir que as organizações se concentrem em inovações que impulsionam os negócios. Na prática, as tarefas rotineiras são facilitadas com o serviço sob demanda.

 

Além disso, podemos elencar outros benefícios igualmente importantes, como:

 

-Escalar ambientes com rapidez, uma vez que o buffer local possui recursos de TI acima do necessário, possibilitando a rápida implantação de recursos;

 

-Pagamento pelo uso (Opex) e parcelado, o que elimina o grande investimento inicial de capital e os custos associados relativos ao crescimento futuro;

 

-Maior tempo de resposta e integridade dos dados, uma vez que as informações estão mais próximas ao cliente e a velocidade de acesso a elas é enorme, sem despesa alta com linhas de dados;

 

-Melhor gerenciamento em menor tempo na implantação, coordenação e verificação de patch e firmware;

 

-Maior controle da informação pelo gerente de Data Center acerca da carga de trabalho desempenhada e de seu custo.

 

Como se pode ver, a TI Flexível é muito importante para as organizações que prezam pela economia de recursos quanto à infraestrutura. Com a solução, evita-se a contratação de uma capacidade de provisionamento muito alta ou muito baixa às necessidades, o que pode ocasionar gasto em capacidade não utilizada.

 

Inclusive, como a Planus possui o seu próprio Data Center, serviços como monitoramento e conexões seguras (VPN) são mais estáveis e ágeis, além do suporte técnico especializado que só uma empresa com 30 anos de mercado pode proporcionar.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Palestra Beltis/Commscope

May 25, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Criado por Beltis

(11) 2076-5555

(11) 98800-8916

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle