Blog single

Saiba mais sobre a Internet das Coisas

Você conhece o termo “Internet das Coisas” ou, também comum pela sigla em inglês, IoT (Internet of Things)? Bom, esse é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. De forma mais técnica, pode ser caracterizada como um conjunto de aparelhos, sensores e equipamentos de hardware que armazenam, processam e transferem dados por meio de redes sem fio.

 

A Internet das Coisas tem como objetivo principal maximizar o desempenho interno e manter um fluxo de trabalho automatizado. Um dos benefícios desse novo ecossistema é a capacidade de conectar máquinas que passam a se comunicar e, com isso, gerar uma forma mais completa de monitoramento, coleta e análise de dados a partir das informações adquiridas.

 

Essa tecnologia pode ser adotada pelos mais diversos negócios e, por esse motivo, tem desempenhado um papel de destaque no meio empresarial. Por exemplo, a IdC, pode ser usada através da implementação de um ponto eletrônico, onde auxiliaria, por meio de sensores de presença, as entradas e saídas dos colaboradores, e assim os horários seriam registrados automaticamente no sistema de ponto eletrônico.

 

A tecnologia está cada dia mais internalizada em toda a sociedade, as pessoas adotam ou incorporam inconscientemente os meios tecnológicos. As crianças usam aparelhos eletrônicos para assistir desenhos, jovens perguntam à assistente pessoal do celular qual será a previsão do tempo e os adultos aceitam dicas da geladeira inteligente para receitas do jantar. A Internet das Coisas é a integração perfeita dentro desse ecossistema e também uma ferramenta ideal para o nosso futuro.